Estratégia de Marketing de Conteúdo – 3 itens essenciais
Estratégia de marketing de conteúdo
A estratégia de marketing de conteúdo parte da premissa em criar
um plano de ação e executá-lo. Existem 3 itens essenciais a serem aplicados para
que ela garanta os melhores resultados.
Tanto o meu como o seu negócio precisa de uma estratégia bem
elaborada antes mesmo de ser mostrado ao mundo.
Podemos observar que grandes empreendimentos aconteceram em
silêncio, foram executados diariamente e, após alguns anos, seus resultados
apareceram.
E nos questionamos, muitas vezes, sobre o que essa pessoa fez
para alcançar tanto sucesso. É justamente essa estratégia que foi pensada,
organizada e executada. Tudo aconteceu antes!
Do mesmo modo ocorre com o marketing de conteúdo. Ele
precisa de uma estratégia para que fique conhecido, que alcance grandes
audiências e seja visto como autoridade no mercado.
Conceito de estratégia
Estratégia é um plano de ação projetado para atingir um
objetivo específico.
Estratégia = objetivo + plano de ação projetado
Como todo plano de ação projetado é preciso parar as
atividades que tem feito e refletir em como desenvolver melhor o seu negócio. Sem
dúvida, isso leva tempo para montar esse plano, mas ele é crucial para ver os
frutos do seu trabalho.
Objetivo é o núcleo das ações que você vai se lançar todos
os dias. Então, você precisa ter um OBJETIVO muito claro para a ESTRATÉGIA. E
esse objetivo principal é VENDA.
O objetivo secundário é ter muitas views, compartilhamento
do seu conteúdo nas redes sociais, se tornar uma referência no segmento de seu
negócio, enfim...
Você pode ter o objetivo de vender um produto e/ou serviço,
uma ideia, mas no final de tudo deve existir algum tipo de venda na estratégia
da produção de conteúdo.
Gosto muito da palavra projeção porque nos dá uma visão do
que queremos. Você pode projetar na sua mente o alcance desse objetivo de venda
ou outra coisa antes mesmo de tê-lo no concreto. E quanto mais isso for forte
em seu interior, mais chance terá de chegar a ele. Por isso, projete as suas ações!
Estamos falando de criação de um plano para ser colocado em
prática. Algo a ser executado todos os dias de forma planejada.
3 itens essenciais na estratégia de marketing de conteúdo
Estes 3 componentes irão te auxiliar para criar uma
estratégia de marketing de conteúdo eficaz e consistente. Faça uso deles
constantemente. Vamos lá...rsrs
- Saiba com quem está falando
- Descubra o que ele quer ouvir
- Crie um conteúdo de acordo com o que ele quer ouvir
1 – Saiba com quem está falando
Antes do conteúdo a ser escrito é primordial saber quem é
aquele que o lerá. Você precisa conhecer a pessoa que quer atingir. A essa
pessoa defino como cliente ideal.
Quem é o seu cliente ideal? Você sabe e conhece? Ele é especialista ou amador, quantos anos tem, sua localização, o que faz da vida, dentre outros aspectos.
Portanto, a sua estratégia de marketing de conteúdo deve ter
esse primeiro item: quem é o seu cliente ideal. Ao definir seu cliente ideal,
já pode passar para o próximo item.
2 – Descubra o que ele quer ouvir
Definindo seu cliente ideal, agora você vai descobrir o que
ele precisa – suas necessidades, problemas que enfrenta, interesses,
preferências etc para oferecer-lhe as melhores soluções.
Quanto mais específico você for ao que ele precisa ouvir,
mais sucesso terá com o seu conteúdo. É preciso entregar as informações certas
na hora exata! Não é uma tarefa fácil, mas é um dos pontos centrais da estratégia
de marketing de conteúdo.
Identifique quais conteúdos são mais propensos a fazerem sucesso
e quais você precisa enfatizar com frequência. O essencial é que atinja o
anseio do seu coração, aquilo que ele já está buscando, procurando, tendo
interesse.
3 – Crie um conteúdo de acordo com o que ele quer ouvir
Aqui é o item mais criativo que você precisa ser com o seu
conteúdo. É como você vai transmitir sua mensagem. Ela não pode ser de qualquer
jeito. Deve ser uma linguagem ideal sobre algo ideal feito para um cliente
ideal.
O “como” você vai escrever é uma das habilidades que mais
devemos trabalhar em nós. É nesse ponto que prenderemos a atenção do cliente
ideal e o impulsionará a agir, a tomar uma ação do que temos a oferecer.
Trabalhe nele e sempre busque melhorar, aperfeiçoar.
Você agora já sabe desses 3 itens que devem fazer parte da
sua estratégia de marketing de conteúdo. Coloque em prática agora mesmo
escrevendo no papel. Pense, escreva e execute.
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