• Content Marketing – 3 elementos essenciais do conteúdo de alta qualidade

    Content Marketing ou Marketing de Conteúdo

    Content Marketing 


    Para um melhor Content Marketing de alta qualidade é preciso que tenha 3 elementos essenciais: útil, interessante e recompensa. Abordarei sobre cada um abaixo, então, acompanhe!

    Content Marketing ou Marketing de Conteúdo ganhou notoriedade no mercado dos negócios devido aos seus resultados impressionantes. Além de ter um custo muito menor que o marketing tradicional, as suas vantagens são infinitas!

    Quando comecei a escrever para sites e blogs (2013), lembro que era algo totalmente restrito a poucas empresas e ainda em adaptação. As plataformas eram diferentes das que existem hoje. Como, por exemplo, a utilização do SEO.

    Nesse tempo ainda, o mercado estava mudando para receber a tecnologia digital. Os recursos mobiles (apps, câmeras digitais etc) estavam cada vez mais avançados. Certamente, uma inovação que chocou o mundo. Ela tomou conta de toda forma de compra e venda.

    78% dos comerciantes B2B têm uma estratégia de marketing de conteúdo (2017 B2B Content Marketing Research)

    Sem dúvida, trouxe melhorias na vida de milhões de consumidores e abriu novas oportunidades de trabalho. Fez com que pessoas comuns se tornassem empreendedoras e donas de seus próprios negócios. E isso só tem aumentado cada dia! Graças a Deus, né? rsrsrs

    No entanto, apesar de ter um público já pronto para querer o seu produto ou serviço, a exigência de levar um conteúdo web de alta qualidade ficou mais ferrenha.

    Da mesma forma que o mundo inovou tornando-se mais conectado uns com os outros, a disputa pela atenção das pessoas está sendo um enorme desafio.

    74% dos comerciantes B2C têm uma estratégia de marketing de conteúdo (2017 B2C Content Marketing Research)

    Quantos de nós ficamos horas buscando novas estratégias para atrair um público interessado e aquele grupo específico? Não é nada fácil! Sei bem disso...rsrsrs

    Por essa razão, você deve oferecer o que há de melhor! E o Content Marketing é a revolução do momento para captar clientes, fidelizá-los e expandir a sua marca no mundo inteiro.

    Leia também a nossa categoria de Conteúdo Web e fique por dentro de mais dicas de escrita SEO.


    Content Marketing é AGORA OU NUNCA!


    Você deve aproveitar esse momento, pois é AGORA que tudo está caminhando para colher bons resultados para o seu negócio! As pessoas estão aí desejosas de encontrarem soluções para os seus problemas e o seu produto ou serviço é a RESPOSTA!

    Vivemos em uma época de conexão diária. É nesse lugar que o seu público específico está. Será que você tem fornecido um marketing de conteúdo de alta qualidade? A sua atenção em compartilhar informações, histórias, ideias, ferramentas, dicas tem sido relevantes?

    Existem vários tipos de Content Marketing: blogs, podcasts, vídeos, webinars, infográficos,

    Aqui quero fornecer 3 elementos essenciais para um content marketing ou marketing de conteúdo de alta qualidade. Tenho absoluta certeza que se você aplicá-los em seu conteúdo web verá em pouco tempo como a sua audiência ou tráfego irá multiplicar!

    Content Marketing – 3 elementos essenciais do conteúdo de alta qualidade


    Marketing de conteúdo é muito mais abrangente que criar, distribuir e compartilhar conteúdos na internet. Até porque todo mundo faz isso diariamente.  

    Não é apenas escrever informações, fatos, é preciso entregar um conteúdo que consiga atrair novos leitores, engajar audiências, gerar leads, melhorar a marca e cumprir outros objetivos de marketing.

    Quando você atinge essa finalidade, o seu conteúdo pode ser considerado de alta qualidade!

    E como chegar lá?? Tcham....tcham....tcham...

    Nestes 3 elementos essenciais:

    1 – Tem que ser útil para quem está lendo


    Você precisa produzir um conteúdo web que resolva algum tipo de problema do seu público específico. Na maioria das vezes, é bom iniciar o seu post com “Como fazer”, pois dessa maneira o leitor já compreenderá de que se trata o post pelo título.

    Outro aspecto importantíssimo para levar algo útil é torná-lo amigável para os olhos de quem lê. Você precisa de uma linguagem simples, como uma conversa entre amigos e implementar algumas técnicas.

    Há, pelo menos, 8 maneiras de fazer com que as pessoas gostem do seu conteúdo:

    1. Escreva parágrafos curtos (pode ser entre 3 a 4 frases)
    2. Divida o seu conteúdo criando subtítulos convincentes
    3. Crie listas usando marcadores
    4. Use legendas profundas nas imagens que intriga o leitor
    5. Adicione links úteis e relevantes
    6. Destaque o conteúdo de forma estratégica
    7. Use o poder dos números, pois são uma maneira incrivelmente efetiva de capturar a atenção e manter o leitor atento
    8. Verifique todo o conteúdo para que possa extrair a sua essência.


    2 – Tem que ser interessante


    Content Marketing de qualidade tem personalidade, bom estilo e, essencialmente, AUTORIDADE. Ele pode ser atraente, divertido, entusiasmático, encantador. Só não pode ser sem graça ou seco. Sabe aquela leitura pesada? Que cansa só de olhar?

    Entregar um conteúdo contendo apenas informações, dados já não é o bastante, pois ele pode ir à Wikipédia ou em sites mais especializados no assunto. O leitor está a procura de ter uma visão mais intuitiva, interessante, saborosa sobre o que busca.

    É claro que se você não é especialista em um determinado assunto, não vai enganá-lo. Não dá para passar a impressão de “profissional” no assunto se não é.

    No mínimo, você precisa se aprofundar para que a leitura gere curiosidade no leitor. É preciso expressar da maneira mais interessante possível!

    3 – Tem que dar uma recompensa


    Quando você for publicar um post em seu blog ou nas redes sociais procure sempre recompensar os seus leitores, de alguma forma, quando eles curtem, comentem e/ou compartilham.

    Seja atencioso respondendo aos comentários e agradeça sempre quando eles interagirem.

    Geralmente, algumas pessoas fornecem E-book grátis como forma de agradecimento ou até mesmo para criarem a lista de e-mails. É uma forma de recompensar o leitor por ter lido o seu conteúdo.

    Você também pode recompensar realizando sorteios em seu blog ou páginas nas mídias sociais. A ideia é ser bem criativo a fim de recompensá-los. Dessa forma, eles sempre voltarão!

    Agora, vou te dar uma recompensa...hehehe...gostaria de brevemente destacar o que não é um conteúdo de qualidade. Leia abaixo!

    O que não é um conteúdo de qualidade?


    • Aquele que não tem vivacidade na leitura (vida)
    • Não tem personalidade
    • Não entrega utilidade para o leitor
    • Não há valor de entretenimento (humor)
    • Possui um título que não cativa
    • Usa uma leitura monótona e cansativa
    • O conteúdo é superficial, fraco, sem aprofundamento
    • Não resolveu o problema do leitor


    Você descobriu 3 elementos essenciais para um Content Marketing de alta qualidade e espero que coloque em prática já nessa semana! Tudo que adquirimos de conhecimento devemos praticá-lo em seguida para que haja efeito (seja eficaz). Então, pratique esse aprendizado!

    Gostaria muito de saber o que pensa desse conteúdo depois de ter lido. Se desejar, comente abaixo. Compartilhe em seu feed nas redes sociais e colabore para expandir essas técnicas!


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