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Content Marketing – 3 elementos essenciais do conteúdo de alta qualidade

Content Marketing ou Marketing de Conteúdo

Para um melhor Content Marketing de alta qualidade é preciso que tenha 3 elementos essenciais: útil, interessante e recompensa. Abordarei sobre cada um abaixo, então, acompanhe!
Content Marketing ou Marketing de Conteúdo ganhou notoriedade no mercado dos negócios devido aos seus resultados impressionantes. Além de ter um custo muito menor que o marketing tradicional, as suas vantagens são infinitas!
Quando comecei a escrever para sites e blogs (2013), lembro que era algo totalmente restrito a poucas empresas e ainda em adaptação. As plataformas eram diferentes das que existem hoje. Como, por exemplo, a utilização do SEO.
Nesse tempo ainda, o mercado estava mudando para receber a tecnologia digital. Os recursos mobiles (apps, câmeras digitais etc) estavam cada vez mais avançados. Certamente, uma inovação que chocou o mundo. Ela tomou conta de toda forma de compra e venda.
78% dos comerciantes B2B têm uma estratégia de marketing de conteúdo (

Insight #2 – Produção de conteúdo para web – 3 dicas para ser inovador!

A produção de conteúdo para web precisa ser inovador. Hoje o público é cada vez mais sedento pelo “novo”. Para isso há 3 itens: ele deve ser útil, agradável e inspirador!



Ann Handley, escritora e gestora de conteúdo, nos lança essa dica fantástica de como levar ao público um conteúdo inovador. Todo mundo necessita do “novo” a cada dia. É certeiro dizer que o que nos chama a atenção e cativa é a novidade, a inovação.

Podemos comprovar essa verdade quando há um novo produto no mercado. Em especial, na área mobile com celulares cada vez mais modernos, cheios de recursos, que instigam a novas experiências. É disso que todos querem e estão prontos a pagarem o preço, seja ele qual for!

Sendo assim, a produção de texto deve ser na mesma linha que o seu público caminha. Não se pode mais levar um conteúdo monótono, arcaico pensando que o público irá se agradar. Você enfrentará grandes frustrações. É essencial que se molde a uma nova linguagem - atual e consistente.

Por essa razão, você pode seguir a dica de Handley, escrevendo artigos inovadores ao trabalhar com produção de conteúdos para sites e blogs. Ela nos dá 3 itens que devem constar em uma produção de texto inovador:

  1. Útil
  2. Agradável
  3. Inspirador

3 dicas na produção de conteúdo para web inovador

A inovação é a marca da nossa geração. Somos impulsionados pelas novidades. Queremos viver e ter novas experiências. Você, talvez, esteja entediado com as mesmices do dia a dia. Sua alma almeja e está sedenta por coisas novas, originais, nunca visto!

Assim acontece com o conteúdo que escrevemos. Nosso público quer novidades! Ele quer chegar ao seu site/blog e ler informações novas, que tragam um valor real e que o faça sair dali cheio de novas perspectivas e ideias. Além disso, é fundamental que o inspire a decidir!

Por isso, toda a criação de conteúdo digital que você for produzir precisa ter estes 3 itens que mencionei: útil, agradável e inspirador. Se você conseguir atingi-los em sua escrita, você produziu um conteúdo web inovador!

Vou destacar alguns pontos sobre cada um desses 3 itens a seguir:

1 – Útil


É essencial trabalhar com produção de conteúdo para sites e blogs que contenha alguma utilidade. Não adianta escrever centenas de informações se não for útil para o seu público. 

Não adianta também usar várias palavras-chave para chegar à primeira página do google se não tiver em mente que, acima delas, há pessoas reais ali! 

Então, saia um pouco da “regra” e escreva algo útil à vida de quem lê.

O leitor precisa sair do seu site/blog com um conteúdo que venha a aplicar em sua rotina, de acordo com o seu segmento ou do seu cliente. Por isso, deve ser uma utilidade específica.

Para ser útil em seu conteúdo:

  • Acrescente atitudes práticas
  • Traga casos de sucesso
  • Coloque dados científicos, pesquisas (se possível)
  • Faça uso de citações
  • Conte a sua história ou de alguém
  • Mostre exemplos

2 – Agradável


A linguagem deve ser agradável. Não seja muito rebuscado, usando palavras que o seu público não compreenda. Para ser agradável, você pode levar um pouco de humor, ser leve em transmitir o que deseja.

Também é importante que não imponha o conteúdo de forma brusca, impositiva, grosseira. Há formas de persuasão que pode ser aceita a mensagem com um toque firme, sério e, ao mesmo tempo, atrativo.

Como é a produção de texto agradável?

  • A linguagem é simples e compreensível para qualquer nível de conhecimento
  • É leve (não é pesado – sabe aquele conteúdo que ao ler te coloca mais pra baixo que pra cima? É isso que quero dizer)
  • Você sente prazer na leitura - quer mais, muito mais!!
  • Não sente que o texto finalizou (fica triste ao terminar de ler)

3 – Inspirador


Esse item é o meu preferido porque nem todos conseguem chegar nesse nível de conteúdo. Não vemos tantos textos que nos inspiram, não é verdade?

É uma habilidade muito importante ao trabalhar com produção de conteúdo para sites e blogs porque o torna influente, líder e todos querem estar lendo o que escreve e te seguindo.

Sendo assim, um conteúdo inspirador o torna com um poder inimaginável e o coloca em posição de autoridade ao que transmite. Vale a pena investir nesse item para ser inovador!

O que é um conteúdo inspirador?

É aquele texto que o deixa admirado, motivado, louco para agir e ganhar o mundo! Ele inspira você a ter uma nova visão da realidade, do universo e te instiga a tomar decisões, a fazer mudanças em algo que precisava, mas ainda não tinha percebido. Esse é um texto que inspira!

  • Para chegar a essa habilidade:
  • Use histórias reais, de superação ou algo que fez e deu certo (trouxe resultados)
  • Utilize, com moderação, adjetivos, pois é bem vindo!
  • Dores, tristezas, dificuldades, desafios são alguns elementos que devem constar
  • As citações motivacionais são essenciais
  • Adicione vídeos, casos de sucesso
  • Os exemplos cotidianos entram em contato com o dia a dia dos leitores, por isso, devem ser incluídos

Que tal? O que pensa desses 3 itens para a criação de conteúdo digital inovador? Você já os utiliza em seus textos? Comente sobre eles! Compartilhe, se assim desejar!

Até mais...
*** Redatora Adriana ***

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