Automação de marketing para produção de conteúdo - Conceito, importância e vantagens!

Automação de marketing para produção de conteúdo

Automação de marketing


A automação de marketing para produção de conteúdo na internet é um dos processos rentáveis para você aplicar em seu blog! Você já imaginou ter o seu artigo fluindo automaticamente? Já pensou em inutilizar cada vez mais o seu trabalho de marketing?

Pensando nessa estratégia, é de extrema necessidade compreender como ela funciona e o que representa no âmbito da geração de conteúdo. Se você usá-la, sem dúvida, o seu tempo, energia e investimento em publicidade terão uma gigantesca economia.

Com ela, você otimizará e maximizará seu tempo e esforço. Além disso, evitará aquela preocupação na sua mente em atingir um número maior de visitantes, leads e potenciais clientes no dia a dia.

Ela irá aplicar um funil de perfis interessados ao seu blog e ao que oferece. Também atenderá a esse perfil de modo assertivo, ao que ele precisa e quer.

Será que não é isso que falta em sua estratégia de marketing de conteúdo? Será que você não tem perdido muito tempo tentando divulgar o seu blog durante o dia inteiro e recebendo poucos resultados?

Aprenda a seguir o que é automatização de marketing para produção de conteúdo, sua importância e vantagens! Em outro post, darei dicas de como aplicá-lo em sua estratégia de marketing obtendo excelentes resultados!

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O que é automatização de marketing para produção de conteúdo?


É utilizar softwares com o objetivo de automatizar ações de marketing. Você transformará esse conteúdo produzido em publicações, datas e horários pré-definidos para ser publicado automaticamente em seu blog, rede social.

Sendo assim, você deixará de executar atividades manuais, pois elas serão projetadas automaticamente. O objetivo da automação de marketing para produção de conteúdo é fazer com que haja o mínimo de interferência humana.

No entanto, ela não se limita apenas às programações das postagens. Ela alcança muito mais atividades que te ajudará a obter resultados melhores e mais significativos.

Com a correria do dia a dia, é fundamental automatizar tarefas repetitivas, tais como envio de e-mails, publicações nas redes sociais e outras ações que o blog deve executar.

Ao automatizá-las, essas tarefas se tornam mais fáceis e você pode se concentrar em outras ações como pautas de conteúdo, a própria escrita, planejamento de temas, dentre outras.

Importância da automação de marketing para produção de conteúdo


Atualmente, devido a tantos afazeres que um produtor de conteúdo executa concernentes ao blog e site (além de atender seus clientes caso seja o seu caso), é quase impossível dar conta de todas elas. Isso acontece com você? Provavelmente, sim! Comigo, ocorre diariamente.

É por isso que a automação de marketing para produção de conteúdo chega a ser essencial no dia a dia. O único intuito reside em melhorar e aumentar a performance da sua postagem, o qual irá reter boa parte do tempo que dispõe para essa tarefa.

O seu post (texto) no blog ou site passará do manual para o automático retirando mais e mais a sua intervenção. Como, por exemplo, horários pré-definidos para postar no blog, nas redes sociais, envio de e-mails, datas de publicações etc.  

Ela dependerá exclusivamente de um sistema bem estruturado, o qual você irá alimentar apenas uma vez. O resto do serviço será automático!

Gostaria de listar agora algumas vantagens que você terá ao aplicar a automação de marketing para produção de conteúdo. Veja abaixo!

Vantagens da automação de marketing para produção de conteúdo

  • Ajuda a segmentar o público priorizando apenas os interessados em seu conteúdo.
  • Distribui o conteúdo profissionalmente focando, principalmente, nos resultados.
  • Sincronização nas plataformas tanto do blog como nas redes sociais. Quando a postagem é publicada no blog automaticamente será publicada nas redes sociais (ao mesmo tempo).
  • Você pode usar uma ferramenta que identifica plágio de forma automatizada. Caso contrate um redator, então, será possível que ele faça essa vistoria a fim de oferecer ao público um conteúdo 100% original.
  • Programa dias e horários de publicação. Você pode programar para 1 ou 2 semanas.
  • Ao usar ferramentas de automação, será possível mensurar os resultados. Você poderá saber quais as postagens que mais teve sucesso, retorno dos leitores, quem são as pessoas que entram no site, o seu tipo de público, qual a origem, região mais acessada etc.
  • Prepara o potencial cliente para a compra.


É importante destacar que, apesar de toda essa automação de marketing para produção de conteúdo, a escrita ainda é por sua conta. E esta deve ser a melhor parte pela qual você deve investir! Por isso, dedique tempo em criar conteúdos relevantes e originais ao seu público!

Compreenda que a produção de conteúdo deve seguir o caminho para o melhor resultado, isto é, atrair visitante transformando-os em potenciais clientes. A sua criação é tão importante quanto a automação. Por isso, entenda que o conteúdo deve ser:

  • Direcionado a um grupo ou público específico.
  • Relevante, útil, inteligente e que solucione os problemas do público específico.
  • Atender unicamente às necessidades do público específico.
  • Original, bem estruturado com as técnicas de SEO e atrativo.

Considere alguns pontos essenciais!


Definindo todo esse conceito, importância e vantagens que você terá aplicando automação de marketing para produção de conteúdo, gostaria de enfatizar ainda alguns pontos:

  • Uma boa automação de marketing deve levar em conta a evolução da necessidade de seus clientes em potencial bem como os seus comportamentos e interações que possuem com seu blog.


  • Não deve ser limitado apenas ao envio de e-mail e nem como eles respondem. Deverão ser considerados todos os canais que você utiliza.


  • A resposta eficaz deverá ocorrer de todos eles, ou seja, o resultado que influenciam para a decisão do comprador (caso você ofereça um produto ou serviço) precisa vir por todos os lados, e não apenas de um só!


  • Tenha em mente que você está lindando com pessoas reais, humanas, apesar de usar toda essa sistematização automática. Por trás de toda automatização de marketing e seus fragmentos em diferentes ferramentas, há um ser vivo que deve ser valorizado e estimado.


  • Outra coisa pertinente a se destacar é que embora use automação direcionada ao marketing para produção de conteúdo, você ainda precisará fazer outras ações de marketing para o seu blog.


  • O que a automação faz é ajudar e auxiliar processos cansativos, que demandam o seu tempo, energia, colaborando para que os seus esforços sejam bem-sucedidos. Não há mais tempo a perder, não é verdade?


Caso queira deixar um comentário, fique à vontade! Contribua com o seu conhecimento nesse assunto e, assim, compartilharemos ideias nesse mundo de produção de conteúdo!

Também sinta-se livre para compartilhar e/ou indicar esse post para alguém que gostaria de saber desse assunto.


Até mais e que Deus abençoe a todos nesse nobre trabalho em produzir conteúdos altamente rentáveis!

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