Plano de Negócios Digitais e Online – 9 passos simples e práticos para implementar!

Plano de Negócios Digitais e Online

Planos de negócios digitais e online


Aprenda como montar o seu plano de negócios digitais e online seguindo 9 passos simples e práticos. Comece já a alavancar o sonho de ingressar no mercado de marketing digital tão promissor como a que se vive hoje!


Elaborar um plano de negócios digitais e online é uma das prioridades que você deve fazer antes mesmo de criar o seu projeto aberto ao público. 

Ele precisa ser vivido em sua mente e alimentado diariamente. As ideias que surgem em nossa cabeça precisam ser amadurecidas, ou seja, levam-se anos para que uma ideia realmente se consolide, se firme, se forme 100% e fique do jeito que ansiamos.

Enquanto isso, precisamos trabalhar dia após dia, incansavelmente. Inovar na forma de criar um projeto e apresentá-lo para o mundo. Ele precisa ser tudo o que as pessoas mais necessitam!

“Muitos querem emprego. Poucos querem trabalho. Quase todos querem ganhar dinheiro. Alguns se dispõem a produzir riquezas. Resultado? A maioria não chega muito longe. A minoria paga o preço e chega lá. Coincidência? Coincidências não existem.” 
– Flávio Augusto, fundador da Wise Up

Para isso, você deve usar a sua massa cinzenta sem limites, gastar tempo refletindo, procurando estratégias com outros mais experientes, buscando se aprimorar e aperfeiçoar. 

Mas, quando já estiver com um bom arsenal de conhecimento, inicie confiantemente. Não espere estar muito preparado e nem em ter as condições favoráveis. No meio do caminho, você vai aplicar o que já sabe e, ao mesmo tempo, aprender novas ferramentas. 

Pensando nisso é que criei esse plano de negócios digitais e online para que você possa ter uma direção para onde ir, como começar. Eu percebi que precisava de um planejamento, organização, mas que acima de tudo, pudesse me orientar com um passo a passo. Eis aqui ele bem montado e espero que o auxilie!

Você pode fazer um check-list com o que já realizou. Assim, pode mensurar os seus passos e avaliar o que ainda falta executar. 

Plano de negócios digitais e online – 9 passos simples e práticos!

1 – Escolha um nicho principal de mercado  


  • Importante centralizar em um nicho de mercado, porém, escolher mais dois tipos semelhantes para abordar também. Estes seriam secundários.

“Você precisa dar o que o consumidor quer e precisa encontrar um jeito de descobrir o que ele quer.” 
– Phil Knight, co-fundador da Nike

  • O nicho deverá ser algo em que se familiarize, goste de trabalhar e que lhe gere prazer. Não adianta ter um plano de negócios digitais e online que mais dá dinheiro ou que esteja muito popular. 
  • Procure um nicho em que as pessoas buscam solucionar problemas. Tenha bom senso para balancear o seu desejo, afinidade com o que as pessoas mais buscam na internet.

2 – Crie um propósito para esse projeto


  • Você precisa definir qual o seu propósito. É ajudar as pessoas a alcançarem algum sonho esquecido na vida? É venda de e-book sobre algum segmento? É gerar receita com afiliados? É gerar receita com anúncios do Google ou outros existentes? Qual o seu real propósito?

3 – Defina o seu público específico 


  • Quem é o seu público específico? Empresários, estudantes ou trabalhadores? Jovens? Adultos? Mulheres? Homens? Empreendedores? Concurseiros? Viajantes? 
  • Quanto mais específico você definir, melhor chance de alcançar as pessoas certas!

4 – Crie um e-mail, blog/site e mídias sociais


  • O e-mail, blog/site e as mídias sociais precisam ter o mesmo nome a fim de que possa incutir na mente das pessoas, ou seja, fazerem lembrar-se da marca com facilidade.

5 – Gere conteúdo no blog/site


  • Ao começar a gerar conteúdo no blog é importante que já comece a fazer um funil entre as pessoas mais interessadas nesse assunto. Por exemplo, incentivar os visitantes a fornecerem o e-mail (colocar um gadget para se inscrever na newsletter) e também curtirem as redes sociais.
  • As redes sociais já deverão estar criadas para que possa divulgar os posts. 
  • O ideal é que conquiste o público certo, interessado pelo conteúdo e não apenas que tenha muitas visualizações. Concentre-se na taxa de conversão!!!

“Se quiser dobrar seu volume de negócios é muito mais fácil dobrar a taxa de conversão do que dobrar o tráfego” 
- Jeff Eisenberg 

  • O conteúdo precisa atender a necessidade das pessoas e o que elas se interessariam a ler. SEMPRE!!! Para isso, será preciso ter uma estratégia de conteúdo (SEO, call-to-action, bullet points, palavras-chave etc). 
  • O conteúdo precisa ser acima de tudo “ORIGINAL!”
  • Se quiser uma redatora profissional que possa gerar esses conteúdos enquanto você cuida de outras tarefas, entre em contato pelo meu facebook Redatora Web

6 – Determine quantos posts serão publicados por semana


  • Os posts necessitam de freqüência e constância para que os buscadores do Google possam atender o público de maneira atualizada. E as redes sociais possam ser estimuladas a crescer.
  • Defina quantos posts serão por semana. O ideal seriam 3 posts por semana. O perfeito seria diariamente porque você acaba acostumando as pessoas a lerem o que você escreve. Quem some, não é visto e nem notado. 

“Ser bem sucedido com um blog não é escrever um post chave, é atuar bem dia após dia ajudando poucas pessoas de cada vez” 
- Aaron Wall

  • O mais importante com o conteúdo é alcançar um a um. Não adianta ter muita gente visitando e não conquistar leitores assíduos para uma futura venda, por exemplo!
  • Esteja focado em transformar leads em vendas, converter uma simples visita em um cliente efetivo. E isso não quer dizer necessariamente alcançar multidões de leitores. 

7 – Elabore um e-book GRÁTIS!


  • O e-book deve servir como isca digital. Pode usá-lo para criar mais lista de e-mail, atrair potenciais leitores, ajudar as pessoas em algum problema que estejam enfrentando etc.
  • Deve ser curto, direto e objetivo.

“O conteúdo é qualquer coisa que acrescenta 
valor à vida do leitor” 
– Avinash Kaushik

  • O título deve ser atraente, persuasivo e envolvente!
  • Com o tempo e verificando a resposta dos visitantes, você pode criar mais e-books gratuitamente.

8 – Crie um negócio digital (produto) para vender na Hotmart!


  • Hotmart é a mais completa e moderna plataforma para o seu negócio digital, por isso, eu recomendo a todos!
  • Pode ser criado um produto digital como cursos online, e-books, palestras, áudios, enfim, uma diversidade de opções para vender e atrair o público.
  • O cadastro na Hotmart é gratuito e para incluir o seu produto também!
  • Você pode cadastrar a forma de pagamento e receber na hora em sua conta na Hotmart. 
  • Para divulgação, a Hotmart dispõe de toda a estrutura para você inserir no seu blog (banners, links etc). 
  • É possível conseguir pessoas que podem promover o seu produto (afiliados) retribuindo-os uma pequena parcela de comissão.

9 – Atualizar e inovar constantemente


  • A partir daqui, você vai apenas manter-se atualizado para entregar conteúdos relevantes e inovadores para os seus leitores/clientes.
  • Poderá criar outros mecanismos de produtos para obter lucro.
  • O segredo é a INOVAÇÃO!

Como visto, esses 9 passos precisam ser dados com um bom planejamento e organização. Iniciar um projeto já com uma certa estrutura que chamo de off-line (quando ainda está na mente, depois, no papel) é imprescindível para alcançar o seu sucesso e êxito.

É muito mais coerente iniciar o projeto com algo em mente e colocado no papel que não seguir nenhum passo a passo. Claro que em meio ao andamento do processo, pode ocorrer algumas mudanças, sacadas que você mesmo irá perceber a fim de melhorar o seu projeto.

No entanto, o planejamento já elaborado mesmo antes de seu blog/site se tornar on-line já contribuirá satisfatoriamente para que possa obter audiência, converter leads em vendas e alcançar excelentes resultados!

Além disso, você segue uma direção plana, sem rodeios e tende a evitar ficar perdido, sem saber o que fazer, para onde ir. É por isso que esse projeto precisa seguir um passo a passo, caso queira ingressar no mercado de marketing digital, sites, blogs, conteúdo web e qualquer negócio digital e online!

Se você gostou desse conteúdo, então, peço a gentileza para deixar um comentário abaixo. E se tiver alguma dúvida ou acrescentar algo importante que deixei de abordar, fique à vontade também!

Compartilhe esse post em sua timeline e colabore para que mais e mais pessoas possam aprender como seguir um passo a passo na concretização de algum projeto digital e online!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Que É SEO Estratégico?

Review do Livro Os Segredos da Mente Milionária – Parte 2

Content Marketing – 3 elementos essenciais do conteúdo de alta qualidade