O Que É SEO Estratégico?

O Que É SEO Estratégico?

O Que É SEO Estratégico? Foto: Freepik

Conhecer o que é SEO Estratégico, sua importância e características podem ser o ponto de partida para obter sucesso em seu blog ou site. Para isso, entenda como ele atua em seu negócio podendo lhe trazer excelentes resultados!

O SEO – Search Engine Optimization que significa Otimização dos Mecanismos de Busca (Google, Yahoo, Bing etc) é uma das ferramentas mais poderosas para alavancar o seu negócio na internet.

Apesar das novas tendências de Inteligência Artificial – IA surgindo, como o ChatGPT, o Google ainda lidera o ranking sendo o lugar em que bilhões de usuários únicos fazem pesquisas. E, para comprovar isso, eis alguns dados, de acordo com Similarweb:

    ** Em janeiro de 2023, o Google recebeu 3,2 bilhões de visitantes únicos tornando, assim, o site mais visitado no mundo inteiro;

     ** Teve 88,3 bilhões de visitas em janeiro de 2023.       

Posto isso, você pôde ver o quanto o SEO é essencial para que a sua empresa seja encontrada por bilhões de pessoas na web. Ademais, o quanto esse espaço é fértil e rende muitos lucros, além do negócio alcançar relevância no mercado.

Mas, não é somente utilizar as técnicas SEO em seu blog, é preciso também alinhá-las a uma estratégia.

Por essa razão, o SEO Estratégico cumpre muito bem o seu papel. Pois, por meio dele, você saberá otimizar seu conteúdo na web – estrategicamente.

Com isso, colher os melhores resultados de forma orgânica e sem nenhum custo, ou melhor, sem anúncios patrocinados. Então, saiba o que é SEO Estratégico, sua importância e características.

Leia mais: Táticas De SEO Mais Efetivas E Difíceis, Segundo A Pesquisa Ascend 2

O Que É SEO Estratégico?

É um plano definido e detalhado de ações com o foco de alcançar a mais alta classificação e posição nos mecanismos de pesquisas, tais como o Google, Bing etc. Além disso, ele permite obter mais tráfego orgânico, além de relevância na web para o seu site ou blog. 

Então, SEO Estratégico visa:

     * Ter mais visibilidade em seu site ou blog com o intuito de fazer seu negócio ficar conhecido por milhões de usuários da internet;
     * Captar potenciais clientes;
     * Levar soluções para diferentes tipos de problemas no mundo;
     * Deixar suas postagens mais organizadas e consistentes para o público;
     * Trazer relevância para a sua marca ou negócio;
     * Trabalhar em conteúdos focados no que realmente importa;
     * Atingir os seus objetivos e suas metas de SEO;
     * Obter mais tráfego orgânico para o blog ou o site;
     * Trilhar um caminho planejado para chegar ao resultado desejado.

Qual A Importância Do SEO Estratégico?

Depois de descobrir o que é SEO Estratégico você consegue perceber a sua importância? Primeiramente, ele alinha os objetivos do negócio, técnicas de otimização a um plano específico, o qual pode ser de curto a longo prazo.

Então, sua atuação no site ou blog torna-se imprescindível para qualquer empreendimento! Até porque fornece:

     * Direção e foco onde se quer chegar;

     * Organização;

     * Clareza sobre o que está fazendo (não está ali por acaso ou realizando algo aleatoriamente);

     * Consistência em produzir conteúdo cada vez mais alinhado com o propósito da empresa ou do negócio;

     * Traça um caminho a percorrer sem fugir ou se perder da rota;

     * Garante estabilidade;

     * Mais visualizações, isto é, mais usuários acessando as páginas;

     * Posicionamento nos mecanismos de busca, de pesquisa;

     * Probabilidade maior do site ou blog alcançar a primeira posição no Google.

Passo a passo para implementar SEO Estratégico

Ao saber o que é SEO Estratégico e sua importância, chegou a hora de implementar por meio de um passo a passo. Primeiramente, o sucesso dessa aplicação se concentra na Criação de um CONTEÚDO OTIMIZADO.

Confira: O Que É SEO? Otimização De Sites/Blogs - Porque O Seu Blog Precisa Dele?

Mas, como fazer isso? Siga estes passos:

1 – Defina o objetivo principal para a criação do conteúdo

Escreva qual o objetivo primordial para a criação do conteúdo. Alguns deles podem ser:

     * Referência no mercado, aumentar views, chegar na primeira posição ou ter uma classificação mais alta no Google ou captar potenciais clientes para seu produto ou serviço etc;
     * A linguagem é simples ou mais técnica e erudita?
     * O perfil do público é a massa ou um grupo específico?

2 – Faça uma lista de palavras-chave

As palavras-chave devem estar alinhadas com o seu projeto de negócio e objetivo de conteúdo. Então, anote todas as tags relacionadas e comece a produção de conteúdo SEO com elas.

Lembrando que:

     * Estabeleça uma palavra-chave central. Por exemplo, trabalho com produção de conteúdo, então, a minha é “Redatora SEO”. E incluo essa palavra-chave em posts que se relacionam com ela.
     * Pesquise palavras-chave criando uma lista delas para cada postagem. Uma das ferramentas que você pode usar é Ads Google;
     * Também considere as sugestões que o Google fornece quando você digita a palavra-chave no campo de pesquisa. Ademais, verifique nas pesquisas a frase “As pessoas também perguntam” que ali o Google fornece perguntas que usuários mais fazem;
     * Palavra-chave de cauda longa (palavra mais longa) tende a ser menos competitiva que a de cauda curta (palavra curta). E é mais fácil de classificar, mesmo que tenha um volume de pesquisa baixo. 

3 – Especifique o período de tempo para esse SEO Estratégico

Você precisa definir o tempo de uso para esse SEO Estratégico que irá utilizar. Então, por exemplo, quantos posts semanais irão ser publicados e por quanto tempo? Podem ser 2 ou 3 conteúdos SEO por semana durante uns 6 meses.

Após isso, se você ver que teve pouco resultado, então, muda-se o plano. É bom analisar o que deu certo e o que não deu referente as técnicas que implementou.

4 – Seja consistente

Para finalizar esses passos, seja constante nas publicações. O Google valoriza o blog ou site que está atualizado, com novas publicações diárias ou semanais.

Evite, por exemplo, fazer uma postagem e depois desaparecer.

Veja: Sucesso Na Estratégia De Conteúdo Para Blog - Como Obter Bons Resultados?

Como lido, saber o que é SEO Estratégico e sua importância para crescer o blog ou o site fará toda a diferença em seu negócio. E, se aplicar esses passos, certamente, os resultados serão significativos.

Enfim, se busca um profissional de conteúdo SEO ou Redatora SEO para escrever conteúdos otimizados, entre em contato. O futuro do seu negócio na internet tem tudo para ser um sucesso! Conte comigo!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Review do Livro Os Segredos da Mente Milionária – Parte 2

Content Marketing – 3 elementos essenciais do conteúdo de alta qualidade