Como fazer o leitor agir conforme o que queremos? Parte 1
Dividirei este post em 2 partes porque creio ser fundamental que você mastigue cada palavra e reflita. Não é um conteúdo longo e isso foi proposital. Boa leitura!
Para essa parte 1, será uma pequena introdução sobre:
- Interesse é diferente de objetivo
- É preciso estar claro em nossa mente qual é esse forte interesse que queremos
- Cada conteúdo deve ter um objetivo bem definido e único
- O redator precisa saber o objetivo pelo qual produzirá um conteúdo
- É responsabilidade de o cliente fornecer o objetivo pelo qual o conteúdo deva ser escrito
Agora, iniciaremos o nosso diálogo...rsrs
Temos um forte interesse por trás do conteúdo web que
escrevemos. Muitas vezes, não nos lembramos desse detalhe ao produzi-lo. A
verdade é que todo conteúdo precisa atingir o objetivo pelo qual está sendo
escrito.
No entanto, além desse objetivo na escrita, gostaria de
atentar sobre o que queremos com esse conteúdo (o famoso interesse...rs).
Existe um forte interesse que você também deve se preocupar
para que não tenha conteúdos escritos aleatoriamente perdendo seu tempo e
dinheiro. Mais adiante, descreverei sobre ele!
Antes do interesse, pense no objetivo do conteúdo!
Para início, me antecipo a lhe perguntar logo para que
reflita: “seu conteúdo cumpre o objetivo que colocou?” “Você acha que o mais
importante na hora de escrever é o conteúdo web ou o objetivo que você quer
atingir com esse conteúdo?”
É essencial que você saiba exatamente o porquê está
escrevendo sobre tal assunto ou que objetivo deseja atingir. Sem esse
questionamento, a produção do conteúdo não tem sentido nenhum!
Se você é redator, então, sugiro que pergunte a seu cliente
antes de iniciar a escrita.
Se você é cliente (informar esse objetivo é de sua inteira
responsabilidade), sem dúvida, deverá fornecer orientação sobre o que pretende
atingir com esse conteúdo ao contratar um redator para o seu negócio.
Evitaremos muitas complicações, desapontamentos ou
insatisfações dos conteúdos que produzimos quando o cliente já tem em mente
esse objetivo a alcançar para o seu blog ou site.
Definir um objetivo para o conteúdo é fundamental fazendo parte de uma ótima estratégia! E
gostaria de destacar que você deve criar o objetivo para CADA conteúdo, ou
seja, ele deve ser único e bem definido.
Muitos de nós, redatores, não damos conta da importância em
definir um objetivo para o conteúdo porque nos concentramos em passar
conhecimento, informação, educar nosso leitor. Tudo isso é totalmente viável,
certo e de esmero...no entanto....rsrsr
Será que antes disso, não deveríamos nos questionar sobre o
objetivo a ser escrito?
Reflita!
Reflita!
Como redatora, acredito que todo conteúdo precisa de um
objetivo a fim de que nos dê resultados assertivos. Sempre que converso com os
meus clientes para lhes fornecer detalhes sobre meu trabalho, pergunto qual o
objetivo que eles pretendem alcançar com esses conteúdos.
Dessa forma, já consigo compreender o “âmago” do que preciso
escrever e, assim, dar “vida”, “valor” ao conteúdo! Experimente e veja a sua
escrita melhorar 100%!!!
Agora, vamos ao que interessa....rsrsrs
Qual o nosso real interesse com o conteúdo?
Independentemente de qualquer objetivo para o conteúdo, o
nosso maior interesse é persuadir o leitor a agir conforme o que queremos. E o
que queremos, né? rsrsrsrsr
De repente, você tem um curso online de português, seu
objetivo com um determinado conteúdo (lembre-se que é único e bem definido) é
que ele aprenda a usar a crase de forma correta. Beleza!
Agora, o seu maior interesse por trás disso é que ele compre
o seu curso online, certo? No final de tudo, é isso que todos querem: que o
maior número de pessoas compre o seu serviço ou produto (money entrando...kkk)
É claro que o essencial será educar o leitor, levar
informações relevantes, o nosso foco é sempre ele, não o conteúdo! Mas queremos
que ele conheça no quê somos “experts” e usarmos essa habilidade para ajudá-los
a serem “experts” também!
Por isso, nos esforçamos e nos dedicamos a entregar o
melhor, algo de valor e excelência! Queremos que ele faça parte de nosso time,
nosso sonho.
Todo negócio é um sonho que foi criado em nós. E cada
cliente que se associa conosco ou compra para usufruir o nosso produto ou
utilizar nosso serviço (venda) está fazendo parte de nosso sonho.
Portanto, o nosso real interesse é que o cliente se sinta
satisfeito, que ele tenha a melhor experiência com o que oferecemos, que compre
a nossa ideia e divulgue para todos. Quanto mais pessoas se beneficiarem do
nosso negócio mais seremos influentes e ganharemos muitos mais clientes.
Leia a parte 2 desse post clicando aqui!
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