Como fazer o leitor agir conforme o que queremos? Parte 1



Dividirei este post em 2 partes porque creio ser fundamental que você mastigue cada palavra e reflita. Não é um conteúdo longo e isso foi proposital. Boa leitura!

Para essa parte 1, será uma pequena introdução sobre:

  • Interesse é diferente de objetivo
  • É preciso estar claro em nossa mente qual é esse forte interesse que queremos 
  • Cada conteúdo deve ter um objetivo bem definido e único
  • O redator precisa saber o objetivo pelo qual produzirá um conteúdo
  • É responsabilidade de o cliente fornecer o objetivo pelo qual o conteúdo deva ser escrito


Agora, iniciaremos o nosso diálogo...rsrs

Temos um forte interesse por trás do conteúdo web que escrevemos. Muitas vezes, não nos lembramos desse detalhe ao produzi-lo. A verdade é que todo conteúdo precisa atingir o objetivo pelo qual está sendo escrito.

No entanto, além desse objetivo na escrita, gostaria de atentar sobre o que queremos com esse conteúdo (o famoso interesse...rs).

Existe um forte interesse que você também deve se preocupar para que não tenha conteúdos escritos aleatoriamente perdendo seu tempo e dinheiro. Mais adiante, descreverei sobre ele!

Antes do interesse, pense no objetivo do conteúdo!


Para início, me antecipo a lhe perguntar logo para que reflita: “seu conteúdo cumpre o objetivo que colocou?” “Você acha que o mais importante na hora de escrever é o conteúdo web ou o objetivo que você quer atingir com esse conteúdo?”

É essencial que você saiba exatamente o porquê está escrevendo sobre tal assunto ou que objetivo deseja atingir. Sem esse questionamento, a produção do conteúdo não tem sentido nenhum!

Se você é redator, então, sugiro que pergunte a seu cliente antes de iniciar a escrita.

Se você é cliente (informar esse objetivo é de sua inteira responsabilidade), sem dúvida, deverá fornecer orientação sobre o que pretende atingir com esse conteúdo ao contratar um redator para o seu negócio.




Evitaremos muitas complicações, desapontamentos ou insatisfações dos conteúdos que produzimos quando o cliente já tem em mente esse objetivo a alcançar para o seu blog ou site.

Definir um objetivo para o conteúdo é fundamental fazendo parte de uma ótima estratégia! E gostaria de destacar que você deve criar o objetivo para CADA conteúdo, ou seja, ele deve ser único e bem definido.

Muitos de nós, redatores, não damos conta da importância em definir um objetivo para o conteúdo porque nos concentramos em passar conhecimento, informação, educar nosso leitor. Tudo isso é totalmente viável, certo e de esmero...no entanto....rsrsr

Será que antes disso, não deveríamos nos questionar sobre o objetivo a ser escrito?

Reflita!

Como redatora, acredito que todo conteúdo precisa de um objetivo a fim de que nos dê resultados assertivos. Sempre que converso com os meus clientes para lhes fornecer detalhes sobre meu trabalho, pergunto qual o objetivo que eles pretendem alcançar com esses conteúdos.

Dessa forma, já consigo compreender o “âmago” do que preciso escrever e, assim, dar “vida”, “valor” ao conteúdo! Experimente e veja a sua escrita melhorar 100%!!!

Agora, vamos ao que interessa....rsrsrs

Qual o nosso real interesse com o conteúdo?


Independentemente de qualquer objetivo para o conteúdo, o nosso maior interesse é persuadir o leitor a agir conforme o que queremos. E o que queremos, né? rsrsrsrsr

De repente, você tem um curso online de português, seu objetivo com um determinado conteúdo (lembre-se que é único e bem definido) é que ele aprenda a usar a crase de forma correta. Beleza!

Agora, o seu maior interesse por trás disso é que ele compre o seu curso online, certo? No final de tudo, é isso que todos querem: que o maior número de pessoas compre o seu serviço ou produto (money entrando...kkk)

É claro que o essencial será educar o leitor, levar informações relevantes, o nosso foco é sempre ele, não o conteúdo! Mas queremos que ele conheça no quê somos “experts” e usarmos essa habilidade para ajudá-los a serem “experts” também!

Por isso, nos esforçamos e nos dedicamos a entregar o melhor, algo de valor e excelência! Queremos que ele faça parte de nosso time, nosso sonho.

Todo negócio é um sonho que foi criado em nós. E cada cliente que se associa conosco ou compra para usufruir o nosso produto ou utilizar nosso serviço (venda) está fazendo parte de nosso sonho.

Portanto, o nosso real interesse é que o cliente se sinta satisfeito, que ele tenha a melhor experiência com o que oferecemos, que compre a nossa ideia e divulgue para todos. Quanto mais pessoas se beneficiarem do nosso negócio mais seremos influentes e ganharemos muitos mais clientes. 

Leia a parte 2 desse post clicando aqui!


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